O que é Impressão CMYK?

CMYK é a abreviação de cian (c), magenta (m), yellow (amarelo – y) e preto (k), que recebe esta simbologia por ser a cor chave, que em inglês é key.

Este sistema de cores é utilizado para todos os tipos de impressão, já que é composto por cores pigmento, onde é possível fazer impressões em cromia.

Este sistema identifica as cores através do método reticulado meio tom, que é a transformação das massas de cores em malhas de minúsculos pontos. Isto é, a cor é aplicada ao substrato através de pontos que, ao se misturar, causam uma ilusão de ótica, fazendo com que o cérebro identifique as cores de acordo com os espaços e tamanho dos pontos.

Preenchimento Cores CMYK

A transição de cinza para preto é possível através da variação do tamanho dos pontos. As tonalidades mais escuras são atingidas com o aumento dos pontos e a consequente diminuição dos espaços brancos. Você pode verificar como funciona o preenchimento da cor preta na imagem abaixo. Para o colorido, o processo é o mesmo, usando o modo de cor CMYK. 

Preenchimento Preto CMYK

Com a união dessas quatro cores principais é possível gerar um vasto número de cores, bastando mudar suas relativas porcentagens (tamanho dos pontos), além de seus espaçamentos.


Conheça nossos produtos em www.ibccartoes.com.br​​​​​​​.

Dúvidas? Entre em contato conosco!

O que é Impressão CMYK?